Malha Norte revive os bons tempos da RFFSA em Re-encontro de emoções!!

Associado: atualize seus dados na UNIFER
11 de abril de 2022
Festa Ferroviária na Unifer!
3 de maio de 2022

ENCONTRO FERROVIÁRIO EM LONDRINA PR.

Por: Rosa Yoko Okabayashi,

 

Dia de muita GRATIDÃO, foi o sentimento mais expressado durante o V Encontro Ferroviário em Londrina, realizado no dia 23 de abril de 2022, na Pousada Conquista.

O Encontro durou o dia todo e reuniu 72 pessoas, dentre ferroviários e familiares, residentes nas mais diversas localidades, desde Londrina e proximidades, como Cambé, Rolândia, Apucarana, Maringá, assim como as   cidades mais distantes, como Quatro Barras, Curitiba, Ourinhos, Campinas e Itumbiara (GO).

O clima do RE-encontro foi de bastante alegria e emoção, regado a  muitos “causos” ferroviários, lembranças boas e outras, nem tanto (quando o chefe “pegava no pé” ou o médico questionava um atestado), mas que agora, tudo virou motivo de gargalhadas coletivas. Houve até quem colecionasse fotos dos acidentes ferroviários que atendeu ao longo de sua trajetória. Mas houve momentos de poesia também.

As apresentações foram coordenadas por Nilso Paulo (ex grafista), o “cerimonialista” do evento.

Maria de Fátima Pimentel Pereira, de Curitiba, PR., ex  Assistente Social da RFFSA, saudou os presentes, falando de sua alegria em estar no evento e enalteceu a importância da união dos ferroviários, que mesmo após terem se desligado da RFFSA, continuaram com o vínculo de amizade.  E Dirceu Tomas de Oliveira (ex- supervisor auxiliar de tração – Ourinhos, SP),  também falou de suas memórias afetivas. Joel Nunes, ex-supervisor de mecânica de Apucarana, ganhou aplausos pela apresentação da  poesia “TREM”, de sua autoria.

Na sequência, Rosa Yoko Okabayashi,  ex Assistente Social da Malha Norte e coordenadora da Comissão Organizadora do evento, procedeu com a abertura. Lembrou que o último Encontro ocorreu em 08/02/2020 e, dias depois,  começou a pandemia do covid 19, que inicialmente, pensava-se  que duraria 2 a 3 meses, mas durou mais de  2 anos, que pareceram intermináveis.

Lembrou, com emoção, que o grupo de ferroviários perdeu amigos, parentes e familiares bem próximos. Tudo foi acompanhado pelas redes sociais, com algumas situações dramáticas, que culminaram em óbitos. Foi prestado homenagem aos que se foram e acolhida aos que ficaram, dentre os quais, alguns presentes no Encontro. Acrescentou  que, se ali estavam é porque ainda havia uma missão a ser cumprida no plano terrestre, seja junto aos familiares, aos amigos, às pessoas carentes  ou à sociedade em geral.

O cerimonial foi finalizado com uma oração realizada por João Batista Guimarães (ex agente de estação de Cornélio Procópio).

Após o almoço, houve uma fartura de brindes sorteados, que fez a alegria dos presentes.

Comissão Organizadora:  Rosa Yoko Okabayashi , Maria Aparecida Sereia (ex supervisora de administração), Nilso Paulo (ex grafista), Claudia dos Santos (filha de ferroviário).

Agradecimentos:  aos membros da Comissão Organizadora, a todos que auxiliaram na organização e condução do dia, aos doadores em dinheiro e em  brindes. Ao Genivaldo Alves Almeida, que brindou o evento com a doação de 120 litros de chopp e à empresa Caramuru – GO, que enviou as sacolas de alimentos. Aos benfeitores anônimos, que se fizeram presentes através de doações em dinheiro, pelo simples prazer em ajudar alguém que não podia pagar ou nas despesas gerais do evento. E finalmente, a todos os presentes e àqueles que não puderam vir, mas com a intenção de comparecer nos próximos.

 

 

DEPOIMENTOS  REGISTRADOS EM REDES SOCIAIS:

“ Acho que não tem explicação para a união entre um grupo que mesmo ao longo do tempo, onde cada um seguiu seu caminho, criou-se a distância geográfica,  mas continuam unidos pelos laços da amizade , companheirismo,  solidariedade…somente a força da amizade e do amor ao próximo é capaz de explicar. Cada reencontro é cheio de emoções, saudades e boas histórias. Obrigada a todos por mais estes momentos, colecionando memórias. Obrigada a comissão organizadora pelo maravilhoso evento. Gratidão a todos por cada momento vivido com vocês.” (Flavia de Kassia Costa – Itumbiara, GO).

 

“Muito feliz e agradecido à comissão organizadora,  pelos momentos incríveis que nos foi proporcionado neste encontro maravilhoso desta grandiosa família ferroviária, gratidão  sempre…” (Silas Recchi – Maringá, PR)

 

“Como professora de historia por 42 anos, tive que falar sobre o surgimento das ferrovias na Inglaterra , chegada das estradas de ferro no Brasil para escoar os cafés aqui produzidos, porém era de maquinas que eu falava. O tempo passou e agora tive oportunidade de estar com gente que viveu a historia dessas maquinas. Pude sentir que além dos trilhos existe seres humanos dotados de sentimentos. Ver esse povo  ai presente se solidarizando me fez muito feliz e muito grata pelo carinho que fui recebida pelo grupo. Muitas histórias e muita paixão pela vida estava refletida nesses olhares  que o tempo reuniu. Gostaria de agradecer  a cada um,  mas sei o nome de poucos, portanto em nome da Rosa, Fátima e Flávia, abraço e agradeço a todos os presentes e os que fizeram a história.” (Lucinea de Oliveira, esposa de Joel Nunes, Apucarana, PR).

“Este evento é a memória revivida da ferrovia em cada um de nos !” (Dr Mario Machado  ex-médico da RFFSA– Londrina).

“Realmente somos únicos, somos verdadeiramente uma família ferroviária, a união a amizade o carinho uns com os outros é incomparável, gratidão a todos os organizadores, tudo sempre foi maravilhoso, que venha o VI encontro” (Nelson Flores – Maringá – PR).

(Mais fotos do evento na galeria de fotos do site da Unifer.)

 

 

 

TREM

Joel Nunes

 

Amanhece e anoitece,

Faz sol ou chuva,

Lá vai ele majestoso,

Pelas planícies ou montanhas,

Apitando e avisando,

Estou passando…

Para muitos, um trem.

Para outros, máquinas no trilho, locomotivas!

Foi sonho de Mauá,

Esperança de produtores,

Ganha pão e suor de trabalhadores.

Criança ainda sonha,

Viajar pelas campinas,

Subindo a serra, indo ao infinito,

Das brincadeiras e perigos.

Lá vai ele levando até o mar,

Trazendo para as cidades,

Além de esperança, a grandeza de um povo sonhador,

O TREM.

 

 

Os comentários estão encerrados.