Festa Ferroviária na Unifer!

Malha Norte revive os bons tempos da RFFSA em Re-encontro de emoções!!
28 de abril de 2022
Viagem no tempo: A história do telégrafo em nossas cidades
13 de maio de 2022

Foi de  sucesso, se é que assim se pode chamar, as comemorações patrocinadas pela UNIFER para festejar três eventos dos mais importantes do calendário festivo da associação:  a “Páscoa Ferroviária” o “Dia do Ferroviário” e o “Dia das Mães”.

Já na abertura dos portões, às 9:00 horas, ficou claro que as festividades seriam um sucesso, dado ao grande número de visitantes ávidos por participar de todas as atividades então programadas. Ademais, depois de um período de isolamento em razão da pandemia, nada melhor do que uma festividade deste porte para rever os colegas e trocar um afetuoso abraço e cá entre nós, colocar em dia os assuntos de há muito represados.

Seguindo a programação, de início houve a prática da Bocha pelas aficionadas desse esporte, concomitantemente tivemos a decisão da competição de sinuca, cujas partidas preliminares para se definir os finalistas haviam sido realizadas durante a semana e que selecionou os associados Divonsir Ferrari e Djalma Celli como contendores finais. A decisão era cercada de muita expectativa, porque colocava em ação dois grandes ases desse esporte. A torcida se acercava da mesa e palpitava, sem deixar claro para quem estava torcendo. Ao final da terceira partida – foi uma disputa em melhor de três -, sagrou-se vencedor o associado DIVONSIR FERRARI, que em seguida recebeu a premiação. O 2º colocado – Djalma Celli -, também teve seu desempenho reconhecido, recebendo, também, uma premiação.

Às 10:30 horas teve início a santa missa oficiada pelo Ministro da Eucaristia, Sr. José Carlos de Oliveira, da Paróquia de São José, de Vila Oficinas, que em sua apresentação declarou sua simpatia pela comunidade ferroviária de Vila Oficinas, onde reside há muitos anos e, principalmente por ter pertencido à classe ferroviária como aluno aprendiz do Centro de Formação Profissional Cel. Durival de Brito e, posteriormente, como Artífice na Oficina de Locomotivas, no Setor de Montagem, o que de certa forma causou-nos surpresa e alegria.  Sua atuação como Ministro da Eucaristia, na condução da liturgia foi soberba, não só pelo seu conhecimento, mas principalmente pela maneira didática com que conduziu o ato.

Ao término do ato litúrgico seguiram-se as atividades para homenagear às mães e ao ferroviário, em seu dia.

Coube ao nosso menestrel ferroviário, Gilberto de Mello, que devidamente caracterizado com seu traje de Assistente de Tração, ostentando o boné símbolo da categoria, prestou significativa homenagem às mães, declamando bela poesia enaltecendo o valor das mesmas às suas famílias e como mulher às comunidades a que pertencem. Na oportunidade às mesmas foi oferecida, pela UNIFER, pelas mãos das mães Nicéia e Maria Inez, um “mimo” com os dizeres “Mãe te amo”.

 

 

Seguiu-se a homenagem ao ferroviário, na participação, uma vez mais, do Gilberto que declamou a poesia “Maria Fumaça” do poeta Luis Carlos Heringer, sob o “ritmo “ de  chocalhos reproduzindo o som do resfolegar da maria fumaça, levando a plateia a guardar silêncio e a aplaudi-lo ao encerramento. Infelizmente ninguém fez um vídeo!

Encerrada a fase das homenagens, foi liberada a chopeira e os acepipes para a alegria do povo.

As 12:30 h o almoço foi servido, regrado a delicioso churrasco e saladas, como sempre preparados com muito esmero e dedicação, tendo como complemento uma não menos deliciosa sobremesa composta de bolo e sorvete.

As festividades tiveram continuidade à tarde, com apresentação do grupo seresteiro da UNIFER, contando desta vez com o apoio de Denilson da Cruz, filho do associado Gerson Amaral da Cruz, cujo talento já ficara evidenciado ao fazer parte do grupo que abrilhantou a santa missa.

As atividades se encaminhavam para o final, quando, finalmente, depois de disputas muito acirradas, foi proclamada a dupla vencedora do torneio de truco, que se desenvolvera paralelamente à apresentação do grupo de seresteiros.

Depois de muitos gritos, como soe acontecer numa partida de truco e de deboche dos adversários, sagrou-se vencedora a dupla composta pelos associados Divonsir Ferrari e Gilberto de Mello, a quem a diretoria da Unifer apresenta cumprimentos.

O sucesso deste ano incentiva-nos a já pensar para o ano que vem.

 

 

Os comentários estão encerrados.