Notícia sobre o reajuste salarial da categoria

Enfim, começam a aparecer luzes no fim do túnel. Informações obtidas junto do SINDIFER – Sindicado dos trabalhadores Ferroviários do Paraná e Santa Catarina e Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF, dão conta de que a INFRA, empresa que em boa hora substituiu a VALEC, tem demonstrado mais disposição e boa vontade para negociar a revisão salarial dos ferroviários, os quais se acham sem qualquer aumento desde maio de 2020.
Na primeira reunião realizada no mês de dezembro de 2022 o assunto teve que ser interrompido por razões administrativas daquela
empresa.
Todavia, na reunião realizada no último dia 20 do mês de janeiro, algumas conquistas já foram obtidas:
1) Reconhecimento da data-base, com o comprometimento de que o reajuste retroagirá a 1º de maio, com pagamento de atrasados decorrentes da revisão.
2) Revisão das tabelas salarias com um reajuste de 5% (cinco por cento) a contar da data-base. Embora se trate de percentual inferior ao índice de inflação do período, vários entraves jurídicos relativos à Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei Eleitoral, etc, inviabilizaram a que a empresa pudesse conceder reajuste maior.
Resta agora aguardarmos a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho para oficialização das negociações.
Mas o mais importante ainda está por vir. A grande vitória da categoria foi a Federação convencer os dirigentes da INFRA da necessidade de reabrir a discussão e revisão das TABELAS SALARIAIS com base no Relatório da Comissão Paritária constituída entre a VALEC e a Federação e apresentado em 2014, que já tramitou em várias esferas, todas com parecer favorável, mas sem qualquer solução até a presente data, tendo o Superintendente de Gestão de Pessoal da INFRA agendado reunião com
este objetivo, por videoconferência, para o dia 31 de janeiro.
A FNTF deixou claro em seus argumentos para a INFRA da necessidade urgente desta revisão, visto que vários níveis da tabela salarial vigente (nível 201 a 216) já se encontram abaixo do Salário Mínimo, que como se sabe contraria a Constituição Federal.
Um grande passo foi dado. Aguardemos a sequência das negociações e torçamos para o sucesso da Federação em conquistar este grande feito.