Cada vez mais nos aproximamos da data em que as atividades dos escritórios da extinta RFFSA serão encerrados.
Esta situação nos causa muita preocupação, posto que não está
definido a que órgão ficarão afetos os registros funcionais
dos ex-servidores da Rede.
O Grupo de Trabalho terá um prazo de 60 dias para apresentar relatório conclusivo, que deverá conter entre outros itens, o que trata da desmobilização e entrega dos acervos documentais e patrimoniais dos escritórios, bem como as instalações,
para os órgãos responsáveis.
Não há notícias, porém, quais serão os tais órgãos
responsáveis a que se refere a decisão do Ministério.
Esta indefinição seguramente trará inúmeros prejuízos para os ferroviários, aposentados e pensionistas, aliado ao fato de que os órgãos aos quais forem alocados os acervos funcionais desconhecem
a legislação referente aos direitos dos ferroviários.
A primeira dificuldade que se vislumbra é com a concessão da complementação às pensionistas e a elas se somam inúmeras outras.
Contudo, a UNIFER e as demais associações de aposentados e pensionistas de outros estados, através da FENAFAP, estarão atentas a fim de tentar amenizar ao máximo os problemas que possam advir.
Se você é associado da UNIFER, fique tranquilo, nós tudo faremos para ajudá-lo na busca de solução para eventuais problemas relativos a sua aposentadoria ou pensão. Agora, se ainda não é associado, esta é a hora para procurar a secretaria da UNIFER, ou acessar o site unifer.org.br e preencher o cadastro para associar-se. Esta será uma maneira de manter-se seguro e tranquilo.
Lembre-se: UNIFER é elo entre o ferroviário aposentado e a pensionista e a sua aposentadoria/pensão !