jul 30 2019

OS CAÇADORES DE MARIA-FUMAÇA ATACAM NOVAMENTE !

Desta vez foi no trecho Lapa a Mafra. A viagem aconteceu no dia 29 de junho último e como das vezes anteriores foi um sucesso. Conduzido por ônibus especial, o grupo se deslocou de Curitiba até a cidade da Lapa. No pátio da estação vários ônibus de turismo desembarcavam também outros grupos. Após o embarque, no momento da partida, o representante da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF, entidade responsável pela viagem, fez uma interessante explanação sobre o trecho a ser percorrido, a locomotiva e outras informações e, logo em seguida… – PPPIIIIIÚÚÚÚÚ… Lá fomos nós … Café com pão…Café com pão… Café com pão Virge Maria que foi isto maquinista? Agora sim… Café com pão…Agora sim … Voa, fumaça…Corre, cerca…Ai seu foguista… Bota fogo…Na fornalha…Que eu preciso…Muita força Muita força…Muita força… Oôôôôô…Foge, bicho…Foge, povo…Passa ponte…Passa poste…Passa pasto…Passa boi Passa boiada…Passa galho…De ingazeira… Debruçada…No riacho…Que vontade… De caaaantar! (trecho do poema Trem de Ferro de Manoel Bandeira) E assim a viagem transcorreu com muita alegria. Os olhos dos jovens e das crianças (muitos conhecendo um trem pela primeira vez) brilhavam de satisfação. Durante a viagem tinha venda de bebidas e lembranças ferroviárias. Nosso grupo composto de ferroviários aposentados e familiares, mais acostumado com o trem (mais não menos maravilhado), lembrava do passado, das breves paradas nas estações intermediárias do percurso, onde crianças corriam por fora do trem, com suas cestas, vendendo, através das janelas, milho cozido, ovo cozido, coxinha, empadinhas e outros quitutes. – Óóóiii o mio!!! – Óóóiii o ovo!!! Bons tempos aqueles… Hoje em dia estas estações foram quase todas desativadas, quer seja pela atual filosofia de transporte da atual operadora ferroviária, quer seja pela introdução das locomotivas diesel-elétricas em substituição as famosas “Maria-Fumaça”, que com maior autonomia, percorrem trechos mais longos sem a necessidade de paradas intermediárias. Na chegada em Mafra o nosso grupo foi recepcionado pelo representante da UNIFER no local, o aposentado Itamar Henrique e conduzido para o almoço em um restaurante, findo o qual houve visita à sede da representação da UNIFER, junto ao prédio da Oficina de Mafra. O grupo retornou a Curitiba, às 16 horas, aqui chegando por volta de 18 horas. Foi um passeio para não esquecer, como aliás têm sido todas as nossas aventuras ferroviárias à caça de Maria-Fumaça. Mas nossas aventuras não param. Vem aí a viagem Rio Negrinho/Corupá, já programada para o dia 19 de outubro. Ainda existem vagas. Para se informar ligue (41) 3222-9855.

Link permanente para este artigo: http://unifer.org.br/2019/07/os-cacadores-de-maria-fumaca-atacam-novamente/

jul 30 2019

Unifer – Indispensável para o aposentado!

O escritório da extinta RFFSA em Curitiba, onde os aposentados buscavam informações, esclarecimento de dúvidas e atendimento a outras necessidades concernentes à nossa categoria, foi desativado. A princípio o acervo foi incorporado ao DNIT, contudo, temos a informação de que toda gestão de informações e dados sobre os aposentados dos tempos da RFFSA, ficarão centralizados em Brasília no Ministério do Planejamento Depex. Isso significa que toda e qualquer informação que os aposentados da RFFSA necessitarem, terão que buscar em Brasília! O INSS, além de não ter acesso aos dados recolhidos no Ministério, desconhece a legislação específica da nossa categoria! A UNIFER tem como missão: “Proporcionar aos associados, informação, orientação e proteção de seus direitos, assim como, atividades de lazer e congraçamento para a satisfação de todos” … assim sendo, nossa Entidade tem a facilidade do contato com os órgãos governamentais, tem o conhecimento da legislação específica, e está à disposição de seus associados ferroviários para interceder por eles e defender seus direitos! Portanto, a UNIFER é indispensável para todos os aposentados e pensionistas ferroviários, além de mantê-los constantemente bem informados. CAMPANHA “UNIDOS SOMOS MAIS FORTES” SE VOCÊ JÁ É ASSOCIADO, MANTENHA EM DIA SUAS MENSALIDADES! SE VOCÊ NÃO É ASSOCIADO AINDA, ASSOCIE-SE! E MAIS… SE VOCÊ CONHECE ALGUMA PENSIONISTA OU APOSENTADO QUE AINDA NÃO É ASSOCIADO DA UNIFER, CONVENÇA-O A ASSOCIAR-SE E ASSIM AJUDE-O A PROTEGER SEUS DIREITOS. PARA CADA ASSOCIADO NOVO QUE VOCÊ ANGARIAR, A UNIFER TE BRINDARÁ COM UM TRIMESTRE SEM MENSALIDADES! Para manter funcionando a UNIFER precisamos de associados! Associe-se!

Link permanente para este artigo: http://unifer.org.br/2019/07/unifer-indispensavel-para-o-aposentado/

jul 30 2019

A UNIFER comunica assunto de interesse das pensionistas: REVISÃO DE PENSÃO

Como já noticiamos em informativos anteriores, verificamos que várias pensionistas vêm recebendo o benefício da pensão em valor menor do que poderiam ter direito. Isto ocorre em razão da data de falecimento do ferroviário instituidor da pensão. De acordo com a legislação previdenciária, as pensões concedidas anteriormente a 5 de outubro de 1988, quando entrou em vigor a atual Constituição do Brasil, equivalem a apenas 50% do valor da aposentadoria do ferroviário, acrescida de 10% por dependente. Assim, as pensionistas nestas condições, vêm recebendo o equivalente a 60% do valor do salário que seus finados esposos teriam direito. Já aquelas pensionistas em que o falecimento do ferroviário ocorreu após 5 de outubro de 1988 e até abril de 1991, podem estar recebendo pensões de 80%, acrescidas de 10% por dependente, perfazendo, na maioria dos casos, 90% do valor do salário do ferroviário, observada as tabela salarial vigente. Mas isto pode mudar, porque o Superior Tribunal de Justiça decidiu que as pensionistas ferroviárias, amparadas pela Lei 8.186/91, têm direito de receber pensões equivalentes ao valor do salário do ferroviário se em atividade estivesse. O que é preciso fazer? Buscar a proteção do Judiciário, entrando com uma ação contra a União e o INSS, reivindicando o cumprimento da decisão do Superior Tribunal de Justiça.

Quem poderá ajudar?

A UNIFER tem convênio com escritório de advocacia que vem dando suporte a tais casos, com grande sucesso. Portanto, se você, cara pensionista, se enquadra nestas situações ou conhece alguma pensionista que se enquadre, não deixem de buscar esse direito. Só vocês poderão fazê-lo. Portanto, melhorar a sua situação financeira depende exclusivamente de cada uma de vocês. A UNIFER existe, também para isso. É o meio para você conseguir aumentar sua pensão mensal. Nós auxiliaremos para que sua pensão seja corrigida de acordo com o que determina a decisão do STJ Nosso telefone (41) 3222-9855, das 13h30 às 17h, de 2ª à 6ª feira

Link permanente para este artigo: http://unifer.org.br/2019/07/a-unifer-comunica-assunto-de-interesse-das-pensionistas-revisao-de-pensao/

jul 30 2019

Jogos de Inverno

Como todos os anos, no mês de agosto,   já faz parte calendário da nossa Associação um evento que mexe com os associados e familiares. – Vem aí “ Os Jogos de Inverno da Unifer”!

Este ano, estamos programando para o período de 14 a 17 de agosto, os torneios de Sinuca, Bocha e Truco, que são as atividades esportivas preferidas de nossos associados.

No dia 14 à tarde, começa a disputa da Sinuca, num torneio, tipo dupla eliminatória, onde os contendores terão duas chances de errar! Nos dias seguintes até 17/08 (sábado)  , teremos as partidas finais de sinuca, mais o torneio de bocha feminino e ainda o barulhento torneio de truco!

Durante o sábado será servido um churrasquinho regado a refrigerantes, cervejas e até uma boa pinga (sempre com moderação) para alegria de todos!

As inscrições estarão abertas  a partir do dia 01/08, na secretaria com a Sandra!

Participe! Não fique de fora dessa!

Link permanente para este artigo: http://unifer.org.br/2019/07/jogos-de-inverno/

jun 15 2019

Passeio Lapa-Mafra, Maria Fumaça, em 29 de junho!!

Para quem gosta de trem, e ainda é louco por Maria Fumaça, não pode perder esta oportunidade! Veja: Saída de Curitiba em ônibos especial até Lapa. Da Lapa até Mafra curtindo uma vaporosa resfolegando pelos trilhos. Depois do almoço (não incluso no preço), retornamos a Lapa em ônibus. Da Lapa até Curitiba em ônibus especial da Unifer. Tudo isso por apenas R$ 120,00 por associado e R$ 150,00 para não associado. Só temos 25 vagas! Se estiver interessado, ligue para a Secretaria da Unifer (Com a Sandra 3222-9855) e se inscreva!

Link permanente para este artigo: http://unifer.org.br/2019/06/passeio-lapa-mafra-maria-fumaca-em-29-de-junho/

maio 16 2019

Dança Circular na Unifer

A Unifer esta formando um grupo para a prática da Dança Circular nas sextas-feiras.

A dança circular traz inúmeros benefícios tanto para o corpo, como para a mente da pessoa idosa. Souza e Metzner (2013) apontam a dança como atividade recreativa que aparece como uma alternativa de trabalho coletivo, estimula a solidariedade e faz com que haja uma redução das tensões e das angústias, e consequentemente um encorajamento para que ocorra a socialização e o prazer de estar com pessoas da mesma faixa etária. Segundo Varregoso, Machado e Barroso (2016) os idosos declararam sentir menos limitações no dia-a-dia, mais vigor e disposição, melhora o funcionamento físico e diminuem as dores ao praticarem a dança.

Portanto se estiver interessado entre em contato com a nossa secretaria (3222-9855) com a Sandra.

Resultado de imagem para dança circular para idosos

Link permanente para este artigo: http://unifer.org.br/2019/05/danca-circular-na-unifer/

maio 15 2019

Fundação REFER: reajuste será de 5,07%

No mês de maio, cumprindo o Regulamento dos Planos de Benefícios, a Fundação REFER promoverá o reajuste nos valores dos benefícios em manutenção, obedecendo a data de início do benefício, conforme tabela abaixo:

tableda reajuste refer 2019

Link permanente para este artigo: http://unifer.org.br/2019/05/fundacao-refer-reajuste-sera-de-507/

abr 01 2019

Festa no Arraiá da UNIFER!

“Ferroviárias, pensionistas, cumadres! Estejem todas cunvidadas
para o “Arraiá da UNIFER, que vai acuntece no dia 22 de
junho. Vai ser muito divertido, vamo tê brincadeiras, música boa,
pipoca, quentão, cachorro-quente, doce de abróba, pé de moleque
e bolo de minduim da Fátima. Pra participá só traze um
prato, de preferência cheio, com comidas juninas e a alegria pra
dividi com as amigas da nossa Rede. Tamo esperando ocês.”
Se animou com o convite?
Então venha!
Vai ter pinhão, pipoca, pé de moleque, doces, bolos juninos,
etc., sem esquecer o saboroso quentão. Tem tudo para ser uma
tarde agradável e inesquecível, com muito assunto para as comadres
“botá” em dia. A participação das associadas é muito
importante. Por isso compareça trazendo uma guloseima de sua
escolha para a confraternização. O salão de festas deverá ser
decorado com motivos juninos.
Os contatos deverão ser feitos com a Sandra ou Nicéia, pelo
telefone 3222-9855, horário de 13h30 às 16h30.

Link permanente para este artigo: http://unifer.org.br/2019/04/festa-no-arraia-da-unifer/

abr 01 2019

Unifer com curso de Celular e Pilates para associados

Curso de Celular.

Estão abertas as vagas para o de Curso
Dispositivos Móveis (Celular)
A UNIFER está formando nova turma para o curso voltado para o uso de dispositivos
móveis (celular, Smartphone o Iphone), que visa orientar e ensinar os participantes a utilizar
estas ferramentas tão importantes para as comunicações entre as pessoas nos dias de hoje,
mas que infelizmente, ainda são de pouco conhecimento pela maioria dos usuários.
O curso será ministrado pela professora Jamyle e acontece às quintas-feiras das 14h até
às 15h30, na sede da associação à rua dos Ferroviários, 127, no bairro do Cajuru (Vila Oficinas).
Cada participante deverá trazer o seu próprio equipamento.
O custo para o aluno será de R$ 40,00 mensais. Portanto, se você estiver interessado, entre
em contato com a Sandra na Secretaria da UNIFER (3222-9855) para fazer a sua inscrição.
As vagas são limitadas.

Pilates de solo na UNIFER

Durante o envelhecimento o organismo perde massa muscular,
diminuindo assim o metabolismo e reduzindo a densidade
óssea, tornando assim a pessoa bem mais vulnerável a inúmeras
doenças na coluna em outras articulações e no coração.
Quem participa da atividade de Pilates está trabalhando a
correção da postura, ativando a circulação e tencionando os
músculos, através de exercícios de alongamentos, que estimulam
o corpo a obter uma maior flexibilidade, recuperando articulações
propensas a artrose e dores generalizadas.
Pensando nessa necessidade, a UNIFER promove todas
as quartas e sextas-feiras, sessões de Pilates de solo, para os
associados(as), exercícios estes que são ministrados pela professora
Fabiana Barbosa, da Academia ENEGIARTE, das 14h30 às
15h30.
Se você se interessou, entre em contato com a Sandra na
secretaria da UNIFER (3222-9855) e faça sua inscrição

Link permanente para este artigo: http://unifer.org.br/2019/04/unifer-com-curso-de-celular-e-pilates-para-associados/

abr 01 2019

3ª PÁSCOA FERROVIÁRIA PROMOVIDA PELA UNIFER

Pelo 3º ano consecutivo, a UNIFER promoverá no próximo dia 27 de abril, a PÁSCOA DOS APOSENTADOS/PENSIONISTAS FERROVIÁRIOS, onde busca resgatar uma tradição que foi ponto alto nos eventos da RFFSA nos anos de 1960. Como nas edições anteriores, o evento será realizado na sede da associação, à
rua dos Ferroviários nº 127, no bairro de Vila Oficinas, para o qual estão convidados os associados e seus familiares, o dia inicia com torneio de bocha feminina às 09h30, seguindo-se com a seguinte programação:
11h – 12h – Missa Solene, oficiada por representante da Paróquia de São José, de Vila Oficinas;
12h- 12h30 – Liberação de aperitivos (pão de alho, linguiça, etc.);
12h30 – 14h – almoço de confraternização, por adesão, ao custo de R$35,00 para associado e cônjuge e R$40,00 para não associado, incluindo 2 (dois) refrigerantes ou 2 (duas) cervejas, em lata, por participante, servidos em lata.
14h30 – Homenagem ao Dia do Ferroviário, em palestra proferida pelo aposentado Gilberto de Mello.
15h – Homenagem ao associado mais idoso;
15h30 – Roda de música pelo Conjunto musical da Unifer:
16:30 – Encerramento.Ovo Unifer

Link permanente para este artigo: http://unifer.org.br/2019/04/3a-pascoa-ferroviaria-promovida-pela-unifer/

Posts mais antigos «