Agenda – Eventos

Como ocorre anualmente, ao início de cada exercício a UNIFER divulga sua grade de atividades programadas para o ano que se inicia.
Esta é, em princípio, a relação das atividades para 2024:

CURSOS:

SMARTPHONE: em princípio deverá iniciar na segunda quinzena de fevereiro, ficando na dependência do interesse que vier a ser demonstrado pelos associados.

smartphone

ESPORTES E ARTES:

SINUCA: é uma atividade que ocorre ao longo de todo o ano, devendo ter seu início a partir do dia em que a UNIFER reabrir às portas no retorno do recesso natalino.

BOCHA: outra atividade que os aficionados praticam ao longo do calendário anual.
Acontece às quintas-feiras e terá início já nos primeiros dias de atividade da UNIFER em 2024.
Os interessados devem procurar o responsável, associado Arílio Ozório Pereira, para se certificarem da data de início dos jogos.

bocha

 

ARTESANATO: É praticado por um grupo de aprendizes de artesãs, denominado de “Fofonato”, pois, além de praticar e aprender uma arte manual, fazem fofoca. Também está ligado ao interesse das associadas, que deverão definir data e início do mesmo.

PILATES: A sua realização ou não está ligada ao interesse dos associados. Os interessados deverão se manifestar junto à secretaria da associação.

OUTROS EVENTOS:

8 DE MARÇO
DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A programação constará de palestras sobre o universo feminino e café colonial oferecido pela UNIFER no encerramento do encontro. Mais detalhes serão divulgados no site, pela secretaria e através dos grupos de WhatsApp.

 

4 DE MAIO
FESTA FERROVIÁRIA

No programa: Páscoa ferroviária, dia do Ferroviário e dia das Mães.
Eventos: Missa Pascal, homenagem aos ferroviários, com destaque ao associado mais idoso e almoço comemorativo ao Dia das Mães.
Participação de grupos musicais espontâneos.
Pormenores serão relatados no site, na próxima edição da Resenha e nos grupos de WhatsApp.

8 DE JUNHO
33 ANOS DE FUNDAÇÃO DA UNIFER
Fundada no dia 8 de junho de 1991, a UNIFER estará completando 33 anos de intenso trabalho dedicado à classe ferroviária, na defesa de seus direitos. Infelizmente não temos muito a comemorar, face ao descaso do governo por esta categoria que dedicou grande parte de sua vida na defesa dos interesses nacionais. Mesmo assim estaremos promovendo aos associados um almoço, por adesão, ocasião em que aqueles que muito contribuíram para o sucesso da entidade e os fundadores que ainda mantêm vínculo com a associação, serão homenageados. Mais detalhes no site, na próxima edição da Resenha e pelos grupos de WhatsApp.

ENCONTRO JUNINO DAS AMIGAS FERROVIÁRIAS
Este é um evento que já acontece há uma década, e reúne principalmente as colegas e amigas dos tempos da RFFSA, num descontraído sábado, com direito a comes e bebes juninos, brincadeiras e muitas fofocas.
A data fica em aberto e será marcada pelas organizadoras com grande antecedência, para permitir grande número de participantes.
Acompanhem no site, pelos grupos de WhatsApp, por notícias veiculadas na próxima edição da Resenha e por contato com a secretaria.

JOGOS DE INVERNO DA UNIFER
Competição anual, nas disputas das modalidades esportivas mantidas pela UNIFER, ou seja, sinuca, bocha e truco.
Normalmente ocorre na segunda quinzena do mês de agosto, com programação e data a serem divulgadas.

 

 

ENCONTRO DE NATAL DAS AMIGAS FERROVIÁRIAS:
Este evento, denominado de “Encontro de Natal das Amigas Ferroviárias” ocorrerá no mês de novembro, provavelmente na segunda quinzena. É um evento um pouco diferente daquele realizado em junho, pois marca a passagem do Natal e é festejado com almoço comemorativo ao momento natalino e outras brincadeiras organizadas pela equipe promotora.
Os detalhes serão divulgados em edições futuras da Resenha, pela secretaria e em grupos de WhatsApp.

NATAL NA UNIFER
E para fechar o calendário, no dia 7 de dezembro a diretoria promoverá o já tradicional almoço de Natal, esperando fechar com sucesso as atividades da UNIFER.
É um encontro onde se concentram inúmeros associados e familiares, para a confraternização natalina, com a participação em evento religioso, almoço comemorativo e sorteio de brindes. O almoço, como de praxe, será por adesão e os detalhes serão programados e divulgados mais próximo do evento.

CAÇADORES DE MARIA-FUMAÇA NA FERROVIA DO TRIGO
Desta vez, porém, a viagem de trem não terá como atração a Maria-Fumaça, pois o trajeto de 46 quilômetros será cumprido por uma antiga locomotiva Diesel, que conduz uma composição de antigos carros de passageiros no trajeto entre as cidades de Guaporé e Muçum, no Rio Grande do Sul, passando pelas cidades de Lageado e Vespasiano, ultrapassando 23 túneis e 15 viadutos, no trecho da Ferrovia do Trigo, sendo o viaduto 13 considerado o mais alto das Américas.
O passeio terá a duração de 2h30, aproximadamente, e é somente de ida. A volta para cidade de origem será feita de ônibus.
Pretendemos incluir no passeio visita a uma Vinícola para degustação de produtos regionais e almoço em um restaurante tipicamente italiano da região.
Não dispomos de mais informações porque a ABPF de Rio Negrinho (SC), responsável pelos passeios na cidade de Guaporé (RS) ainda não dispõe do calendário de eventos para aquela região, o que só acontecerá a partir de março, quando, então, através do grupo de WhatsApp “Caçadores de Maria-Fumaça”, que será reativado, daremos mais detalhes. Em princípio pretendemos realizar o passeio no mês de setembro, como ocorreu nos anos anteriores.

 

 

Aguardem!