Senadores vão apresentar PL sobre perdas salariais de ferroviários

Acordo coletivo será assinado dia 27 de setembro
24 de setembro de 2012
AARFFSA LANÇA APÓLICE DE SEGURO DE VIDA EM GRUPO
10 de outubro de 2012

25/09/2012 – Agência Senado

Aposentados da Rede Ferroviária Nacional entraram na Justiça para tentar acabar com uma situação que os vêm prejudicando. Como a aposentadoria é paga em parte pelo INSS e em parte pela União, quando há reajuste geral para os segurados da Previdência, o valor pago pelo governo federal a título de complementação cai. E, na prática, eles não têm reajuste. O juiz reconheceu que a condição é injusta, mas disse que a lei que criou essa forma de pagamento para os trabalhadores não previu que os salários pudessem ficar estagnados, por isso não há como resolver a questão legalmente. Mas sugeriu a criação de uma nova lei, para reverter a desvalorização dos salários dos ferroviários.

O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, disse que vai apresentar uma proposta para que os valores pagos pela União sejam reajustados nas mesmas datas e com os mesmos índices dos benefícios da Previdência Social. “Entendo eu que seria fundamental que a gente tomasse a recomendação do Judiciário. Vamos nos comprometer de elaborar um projeto, seguindo a determinação, já que o Judiciário entende que seria preciso uma norma legal para dar o chamado conforto jurídico à situação dos aposentados ferroviários”.

A senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, afirmou que vai ajudar a elaborar o projeto, e destacou que o caso é urgente.  “ Acho que, inclusive, é urgente isso. Porque, por exemplo, no Estado do Espírito Santo, nós sabemos que muitos trabalhadores ferroviários estão nessa situação. E é uma luta que eles já vêm travando há muitos anos. Então, a recomendação do Judiciário, na minha opinião, ela é importante, mas ela precisa ser feita o mais rápido possível pelo Congresso Nacional, neste caso, pelo Senado Federal”.

De acordo com os senadores, a desvalorização foi causada principalmente pela privatização da Rede Ferroviária Federal SA. Com a extinção dessa empresa estatal, o número de empregados ativos foi reduzido e os salários congelados, não havendo mais um patamar para igualar os vencimentos dos aposentados.

Os comentários estão encerrados.