Antigos ferroviários matam as saudades da RFFSA

Correção da mensalidade/trimestralidade
16 de julho de 2012
Escritório da RFFSA está em novo endereço
18 de julho de 2012

 

Um grupo de aposentados da antiga Rede Ferroviária, que iniciaram seus trabalhos na então SPRGS, depois RVPSC e mais tarde RFFSA, foram recebidos pela  América Latina Logística – ALL,  no Projeto “Portas Abertas”, programa de visitas programadas que abriu os seus portões para receber os antigos ferroviários,  os pioneiros da manutenção de vagões e máquinas a vapor.

O passeio feito em poucas horas, pelas antigas instalações foi  para os antigos ferroviários uma viagem no tempo, com recordações deliciosas das relações de trabalho, com histórias hilariantes das brincadeiras feitas aos iniciantes no ofício de fundição, de torneiro mecânico, de ajustador mecânico, e de outros ofícios lá desenvolvidos.

Aposentados com mais de 75 anos, alguns com mais de 80 anos, mas quando começaram a viajar no tempo, após 33 anos, em média, afastados pela aposentadoria, andaram pela oficina com passos firmes, com ar de jovialidade, de muita curiosidade, lembrando-se de todos os momentos, das peças produzidas, das ferramentas construídas. Acompanhando meu pai, que praticamente nasceu nas oficinas da Rede, constantemente me chamava… olhe aquela furadeira, com muita emoção me dizia, foi a máquina que teu avô trabalhou… e este torno! Este era o meu… e está funcionando…! E, cheio de saudade pediu: tire uma foto…! O mesmo aconteceu com todos os demais, que além das fotos, andavam rápido de um lado a outro, perdidos, sem saber o que ver primeiro, pareciam até garotos no primeiro emprego!

A tarde desse dia 12 de julho de 2012, para estes experientes ferroviários, se dependesse deles, jamais iria acabar. Uma longa viagem no tempo feita em poucas horas, foi como retornar ao ventre da mãe.

E, nos próximos artigos vamos conhecer estes antigos ferroviários e suas histórias.

Prof. Ms Sandro C. Moreira

UnC/Campus Mafra

Curso de História

Os comentários estão encerrados.